Momento alto da tua carreira?
R- Felizmente na minha carreira amadora, tanto no futebol 11 e futsal, tive varios momentos altos, tanto a nivel pessoal como a nivel de clubes, tornando-se dificil enumerar o momento alto da carreira...
Está nos teus planos uma carreira de treinador?
R- Sinceramente e a curto prazo, não esta nos meus horizontes ser treinador, pois o que sempre quis e quero é jogar... Se houver um medico que me dê esperanças, vou tentar agarrar a oportunidade.
Fala um pouco de todos os teus treinadores.
R- Tive vários treinadores, todos eles me marcaram positivamente, pois com eles aprendi muito e fizeram com que evoluisse todos os anos, tanto futebolisticamente tanto como homem. Não querendo ferir susceptibilidades, destaco o Mister Cesário que me ensinou os primeiros passos/andar no futebol; Mister Pedro Maria pela motivação, garra, dedicação e sobretudo amizade que ficou dos anos que trabalhamos juntos e o meu amigo de infância e grande Mister Miguel Tente, para mim o melhor jogador do distrito de todos os tempos e como treinador está ao nivel dos melhores treinadores do país.
Qual a melhor equipa em que jogaste? Compara os clubes por onde passaste em termos de valor, ambição, condições ....
R- Falando só do Futsal, tenho que referir 3 equipas: AAC, Real da Conchada e Cernache, principalmente nos meus primeiros anos nesses clubes, eram compostas de grandes jogadores com grande valor, ambição de chegarmos sempre o mais longe possivel, ou aonde nos deixavam ir, as condições eram as possiveis, pois, como se diz quem dá o que tem a mais não é obrigado. Quero realçar e enaltecer a campanha do Real da Conchada no ano em que disputou a fase final/titulo nacional, feito unico no distrito.
De tantos e tantos golos que marcaste de qual te recordas como aquele especial?
R- Tem graça lembro-me de quase todos e para mim foram todos especiais.
O jogo que te deu mais prazer jogar?
R- Neste momento, em que estou privado de fazer aquilo que mais gosto e talvez dê mais valor, acreditem que todos os jogos me davam um prazer imenso de jogar.
Consideras que a tua carreira foi um sucesso? achas que podias ter ido mais longe? tiveste oportunidades para ir mais longe?
R- Penso que não me compete a mim julgar se a minha carreira foi ou não um sucesso, eu sempre quis mais e quem me conhece sabe bem que é assim, mas existem valores pessoais, familiares e profissionais que impediram que fosse mais longe, para além disso sempre disse que as oportunidades somos nós que as fazemos.
Para ti, visto seres um conhecedor do Futsal, e teres a experiência q todos sabemos, quais os atletas e quais as equipas (Coimbra) q vês com maior margem de progressão na modalidade?
R- Neste momento apenas vejo 2 equipas com potencialidades de irem mais longe e que são a AAC e o São João, não só pelas condições que dispõem, em termos de infraestruturas e localização das mesmas, que lhes permitem apostar na formação e ter um vasto leque de recrutamento, mas também pelos apoios que lhes são dados, que ajuda a ter nos planteis os melhores jogadores. A aposta na formação destes clubes, está a dar os seus frutos existindo jovens de grande qualidade e com potencial. Existem outros clubes que tambem começam a trabalhar bem e se continuarem assim podem-se fixar-se nos nacionais. Na minha opinião o distrito têm jogadores com muita qualidade, se lhes forem dadas condições e oportunidades podem ir longe.
Acreditas que o Cernache ainda se consiga aguentar muitos anos nos escalões nacionais?
R- Sinceramente não sei... O Cernache estar nos nacionais quase posso equiparar a um milagre levado a cabo pelos Santos que compõem aquele clube e que são Sr Manuel Palrilha, Eng Lapa, Mister Tente, restante equipa tecnica, clinica, logistica e todos os jogadores do plantel de Cernache que fazem das tripas coração para manter o clube com as portas abertas e nos nacionais e que para mim são os melhores jogadores do mundo e foi um orgulho terem me deixado estar e jogar convosco, o meu obrigado a todos.
Após estes anos todos quais foram os aspectos negativos, e positivos do presente, em relação ao passado, no Futsal??
R- Desde que começou o Futsal tem vindo a evoluir de forma vertiginosa, no inicio os clubes eram quase todos de bairro compostos por jogadores reformados do Futebol 11, havia poucas equipas, os pavilhões/recintos muitas vezes eram ao ar livre sem condições, arbitros pouco qualificados (ainda existem) e treinadores com conhecimentos pouco claros em relação ao Futsal.
Actualmente, muitas das coisas que eu referi já não se passam, a modalidade evolui bastante, temos grandes clubes, existe aposta na formação de raiz dos jogadores, temos excelentes jogadores e treinadores, temos Campeonatos da Europa e do Mundo, competições europeias, jogos na TV, etc, etc e temos também as coisas más que acompanham esta evolução e que vocês sabem do que estou a falar...O Futsal tem que criar uma liga própria ser autonomo, como acontece nas outras modalidades, fora da alçada da FPF.
Qual o companheiro que mais te marcou, pela positiva, e pela negativa?
R- Felizmente na minha carreira não tive ninguém que me marcasse pela negativa, tentei sempre me dar bem com todos respeitando sempre colegas e adversários, pois só assim se consegue evoluir e aprender como jogadores e homens, sozinhos não somos nada.
Em jeito de brincadeira o Ferrao pergunta.....Mini preta ou Cristal preta?
R- Super Bock Stout...e todas as outras cervejas pretas
Sou8sa - Foi um prazer enorme ter a oportunidade de poder jogar a teu lado, nestes anos. Obrigado por tudo aquilo que me ensinaste. Até breve "velho".
8 Perguntas a: Paulo Alves
quarta-feira, março 05, 2008
Posted by Sousa8 at 11:16 da manhã
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comments:
continuas e sempre serás o meu ídolo.
o teu filho Ricardo Alves
Enviar um comentário