8 Perguntas a: André Matos

quinta-feira, outubro 12, 2006



É verdade que o teu sonho sempre foi envergar a camisola do Cernache?
AM- Não, nunca tive esse sonho. Um dos meus sonhos na modalidade era jogar na equipa sénior da Académica e que consegui realizar, o outro é poder contribuir para a subida à primeira divisão e jogar ao mais alto nível nesta instituição.
Aproveito Sousa para te dizer, já que falas nisso, que quando sai do Instituto recebi uma proposta do Cernache. A forma como fui abordado foi fantástica e muito sincera para um projecto muito coerente e realista e como tal é um Clube que tenho em muito boa conta e que está muito bem orientado.

A tua referência na modalidade?
AM- Quando comecei a jogar futsal ainda era um miúdo e a modalidade dava os seus primeiros passos. As únicas vivências que tinha era poder estar perto da equipa sénior do meu clube e onde os treinos e jogos desse escalão eram vividos muito de perto. Como tal, nessa época as minhas referências só podiam ser dessa equipa. O João Filipe e o Miguel Tente eram dois jogadores que eu admirava e com quem me identificava. O primeiro tenho o privilégio de poder jogar com ele, o segundo transmite todo o seu conhecimento como treinador.
Outro jogador que admiro pela sua disponibilidade, influência e postura perante a equipa é o Bibi do Sporting que é, na minha opinião, um jogador completo.

Quais os 3 treinadores com quem aprendeste mais em toda a tua carreira? Coloca-os por ordem decrescente de influência nas tuas competências de hoje enquanto jogador de futsal. Sem graxas. AM- Tive três treinadores até hoje. O Nuno Ponce Leão que me trouxe para a modalidade e me ensinou as bases, acompanhando-me nos primeiros toques na bola, o Adil Amarante que apostou em mim no meu primeiro ano de sénior e confiou nas minhas capacidades para jogar ao mais alto nível e por fim o Professor Francisco Batista que me proporcionou momentos únicos com a subida à segunda divisão nacional.Aprendi com os três e todos foram e são preponderantes na minha evolução como jogador e como pessoa e tenho um enorme apreço por todos. Não consigo diferenciar os três pois na fase em que me acompanharam tiveram sempre lá para me ajudar…

Que projectos para o futuro tens como jogador? E mais tarde, fora das 4 linhas, tens algum?
AM- Tal como disse antes ambiciono jogar na Académica ao mais alto nível, ou seja, na primeira divisão. Fora das quatro linhas gostava muito de poder transmitir tudo o que aprendi a outros, como treinador de futsal.


Como acompanhas a evolução do teu irmão? Que conselhos lhe dás para ser ainda melhor?
AM- O meu irmão é um jogador fantástico e muito inteligente. Tem evoluído e aprendido muito com algumas vivências e injustiças que tem sido alvo durante a sua carreira desportiva. Necessita ter os níveis de confiança elevados para que possa explanar todo o seu futsal. Não lhe vou dar conselhos, pois muitas das vezes sou eu que aprendo com ele, no entanto, deixo-lhe uma palavra, acredita nas tuas capacidades e sê persistente.

Queres explicar de uma vez por todas porque saíste do pombal depois de seres um dos jogadores mais utilizados na época anterior.
AM- Explicar não consigo, pois até hoje ainda ninguém me deu um motivo ou uma palavra em relação ao sucedido, mas, posso contar como se passou…
Depois de no primeiro treino o Director Victor ter lido um papel, elaborado pela equipa técnica com o nome dos jogadores que iriam fazer parte do plantel para essa época, no qual constava o meu nome, a equipa fez uma pré época muito positiva, correndo-me esta muito bem. Precisamente no último jogo de treino em casa e a uma semana de começar o campeonato, o treinador Adil Amarante e o treinador adjunto Tó Coelho chamaram-me ao balneário deparando-me então com uma situação inédita e muito frustrante. Foi-me dito que o presidente tinha ordenado sem qualquer explicação que eu fosse dispensado do clube.
Fiquei chocado, indignado e triste e a única mágoa que guardo é a de até hoje não me ter sido dada qualquer explicação.A vida continuou e hoje acredito que “Deus escreve certo por linhas tortas”.

Um jogador com quem tenhas gostado mais de jogar; é verdade que tudo o que sabes na bola aprendeste com o teu pai?
AM-Dou-te vários exemplos:
O Rogério Vilela e o João Filipe, foram dois jogadores que conseguiram perceber a forma de tirar um maior rendimento das minhas capacidades e como tal jogar com eles sempre será especial para mim.
Depois, destaco o Luisinho e o Rui Moreira cujo conhecimento e cumplicidade existente entre os três permite, em certas situações, ter um rendimento superior, pois, jogamos juntos á mais de 10 anos.
Outro jogador que com quem gosto de jogar é o miúdo André Sousa que me transmite grande confiança devido ao seu enorme potencial estando, quanto a mim ao nível dos melhores em Portugal.
Quanto à segunda questão, digo-te já que o meu pai é a primeira pessoa a criticar-me depois de um jogo ou de um treino e essa faceta dele leva-me a querer melhorar todos os dias. Não aprendi tudo com ele, mas, os comportamentos perante algumas adversidades tenho a certeza que sim e sem esses, ninguém, mesmo com qualidade, consegue ter sucesso. Aproveito também esta oportunidade para dizer que tenho muito orgulho no Pai que tenho.


André, és mesmo amigo do Sousa?
AM-Conheço o Sousa há pouco tempo, mas esse tempo já foi mais do que suficiente para perceber que é uma pessoa de bem.
A sua postura para comigo tem sido exemplar e considero-o sim, como um amigo esperando eu que seja recíproco.

Grande Sousa queria agradecer a oportunidade que me deste para dar a conhecer um pouca mais da minha pessoa e dizer que acredito na vossa equipa e que estarei sempre a torcer vocês, pois o vosso sucesso é o do meu irmão também.
Grande abraço.

Respondendo eu ....... Claro que é recíproco.

14 comments:

Anónimo disse...

Grande André Matos, és um jogador e um Homem fantásticos.
Tive o previlégio de poder jogar contigo e és de facto um exemplo para os mais novos.
Força para ti e demonstra toda a qualidade que tens.
Força Matos.

Anónimo disse...

Força Matos!!!A deslocação a vila verde é dificil mas eu acredito!!!vamos Matos!!!

Anónimo disse...

É isso mesmo Matos!!!vamos ganhar a Vila Verde,depois daquela vitória fantástica contra o Chelo em casa os 3 pontos são para trazer de volta para o Paião!Força Matos!

Anónimo disse...

ANDRÉ li a tua entrevista e admiro a tua humildade lembras-me alguem que conheço, a tua simplicidade demostra o jogador que és sempre te admirei e reconheço as tuas potencialidades desejo-te muitos exitos,como sabes tenho uma costela da ACADÉMICA mas agora o meu CERNACHE está no meu coração,Gostaria de te ver a jogar com o teu irmão no meu CERNACHE apesar de saber que ambicionas muito mais, mas o mundo dá muitas voltas, desejo-te muitas felecidades e que sejas feliz nos teus pensamentos,Um bem haja para os teus pais por vos lançar para este mundo que tão ingrato é ás vezes.

Anónimo disse...

nao podes contar a verdade sobre a tua saída do pombal? diz a verdade! diz as pessoas que falaste mal do presidente ao sobrinho dele e que depois ele dizer-lhe! estas a ver tudo se sabe! ficava-te melhor seres humilde como é o teu irmao mas ainda tens muito que caminhar

Anónimo disse...

Caro André,
Parabéns pela entrevista.
Abraço amigo

Anónimo disse...

Nenhuma das minhas perguntas foram feitas!!!

Anónimo disse...

A foto foi ele que te deu ou foste tu que tiraste?

Anónimo disse...

Ora ai esta alguem que falou a verdade. Toda a gente sabe pq é que o André Matos saiu do Pombal. Toda a gente... mas mais uma vez ele inventa desculpas e o pai ajuda, pq o seu menino é o melhor jogador do mundo... tretas... a verdade é que o André para além de andar a dizer mal do treinador não fazia parte de lista nenhuma de jogadores que iam ficar... aldrabice da grande... as pessoas ainda nã se convenceram que o André é um bluff no futsal? A vaidade não é compativel com o desporto ao alto nível a não ser que se tenha mesmo talento que não é o caso... além de vaidoso é burro a jogar... e humildade é coisa que não tem. E vcs que lhe fazem estas entrevistas ainda contribuem mais para que o seu ego ande lá em cima sem quê nem pq.Não sei se é novidade mas assim como ele disse mal do presidente do pombal foi ele que tramou o Pichele e foi bufar nos ouvidos no Batista. Traidor

Sousa8 disse...

EHHHH Alto lá. Mas o que é isto?
Essas guerras não pertencem aqui. OK?
Não venham para aqui ofender as pessoas. Deixem-me longe dessas guerras por favor.
Toda a gente tem direito a sua opinião, claro. Mas com moderação.
Obrigado.

Anónimo disse...

Quem diz a verdade não merece castigo e nem ofende

Anónimo disse...

Verdadeiramente inacreditável este comentário há minha pessoa...
Ora o que vou responder a tanta barbaridade?
Respeito embora não concorde quando diz que sou burro e vaidoso a jogar pois não deixa de ser a sua opinião. Quanto ao resto não é opinião, mas sim enorme frustração, mentira e desespero.
As pessoas que me conhecem sabem bem o que sou e são essas com quem me preocupo…
Peço desculpa Sousa por responder a este comentário, mas, não podia deixar passar isto.
Saudações desportivas...

Anónimo disse...

Seus cobardolas de merda!
Pelo menos o André está a dar a cara na entrevista. Se não gostam dele comam menos.
Se ele é assim tão mau porque é que não lhe vão lá tirar o lugar, que eu saiba o Baptista nunca impediu ninguém de lá ir treinar e mostrar que sabe mais do que os que lá estão.
Pior ainda é andarem paqui a falar mal do pai...

Anónimo disse...

como é triste o futsal em Coimbra...
Chamarem nomes uns aos outros em comentários...
respeitem o Sousa e este que é o seu espaço...
Para mim o André é dos melhores jogadores da região, agora há quem não goste dele, tal como acontece com toda a gente, afinal nem Deus agradou a todos... enfim...
abraço ao Sousa e ao André e ao Ricardo Ferreira Santos que está a promover uma grande iniciativa, o melhor jogador de sempre... acordem e aproveitem estas iniciativas para dignificar quem realmente deu muito ao futebol 5/futsal da região...