Carta de adepto

quarta-feira, abril 23, 2008


"... mas talvez se te preocupasses mais em jogar pelo clube que representas em ves de andar a contar anedotas sem sentido e estupidas sobre o que não te diz respeito, os resultados fossem outros. Deixa de protestar por tudo e por nada...joga á bola caramba. deixa-te de vaidades. Até parece que és uma estrela. É por essas e por outras que o Cernache está na situação que se encontra. Meninos vaidosos que pensam que ganham jogos só por terem um pouco de raça. É vergonhoso o jogo que fizeram contra o CRECOR... SEM CHAMA, ALMA, SEM O MINIMO DE SOLUÇÕES. Para ganhar um jogo não basta ter mais posse de bola, teem de saber o que fazer com ela. Não basta andarem quase os primeiros 10 minutos a trocarem a bola para na primeira vez que o adversário vai a baliza, marca golo. Onde está a atenção ao jogo. Não culpo o Treinador porque ele já deu provas que sabe o que faz. Mas os jogadores teem de ser mais solidários uns com os outros, não podem pensar que se um colega falha ele que se desenrasque,se não forem amigos, e o demonstrarem dentro de campo, escusam de andar a enganar o pessoal. Deixem de ser os meninos vaidosos que teem sido, de peito cheio por jogar na UDR CERNACHE, tenham orgulho na camisola, mas sem exageros exacerbados. Preocupam-se mais com os penteados e cor das sapatilhas do que em jogar aquilo que o treinador vos pede...Ele pode não estar isento de culpas por certas opções tomadas, mas os maiores culpados são os jogadores, que entram já a medo para qualquer jogo, parece que derrotados antecipadamente. Já estarão a pensar no clube que vão representar na próxima época ? Tenham dignidade e lutem até ao fim. Sejam homenzinhos, se conseguirem, e deem por menos alguma vitória a quem fez tudo para que o Futsal não acabasse em Cernache e a quem se interessa por voces... Parecem Tubarões mas domesticados e de água doce, nem chegam a fazer cócegas...

Sei que talvez este comentário não va ser aprovado mas é bom que saibam que há quem se preocupe com o Clube e que não gosta de ver o rumo que o Cernache está a levar.

Assinado : Um adepto amigo e inconformado."

Resposta a carta:

Caro adepto, não deixo de lhe dar razão em certos pontos que toca, mas deixe que lhe dirija duas ou três palavrinhas nesta resposta.
É verdade que ando a protestar muito, cheio de vaidades e que ando convencido que sou uma estrela...É TÃO VERDADE COMO o facto de o Sr se preocupar com o Clube ou o facto de não gostar de ver o rumo que o clube leva ou ainda, como dá a entender com .." deem por menos alguma vitória a quem fez tudo para que o Futsal não acabasse em Cernache e a quem se interessa por voces" Mas quem é o Sr para vir para aqui criticar alguma coisa??? Deixe-me atar as pontas... Ora bem, se é como diz, uma das pessoas que não deixou acabar o futsal em Cernache, só pode ser uma de 4 pessoas. Ora por essas eu ponho a mão no fogo, portanto não me parece. Logo aí, a sua credibilidade caiu por terra. Então deve ser um dos que passa a vida a jogar a malha no bar, em vez de perguntar se é necessário ajudar em algo, ou um daqueles que só aparece a sexta feira a noite para a bela da paparoca, ou daqueles que aparecem ao sabado e se colocam em pontos estratégicos do pavilhão a torcerem pela derrota, para depois andarem a criticar quem de facto tem feito algo pela instituição. Não deixo de lhe dar razão em certos comentários, mas podia ter escrito as coisas de outra maneira. Antes de atacar alguem, olhe para si e pergunte o que tem feito nos ultimos tempos pelo seu Cernache???
Obrigado pelo comentário deixado. Apareça lá pelo pavilhão e venha falar, falando é que nos entendemos e não a mandar "bitaites" anónimos.

7 comments:

Anónimo disse...

Caro Sousa, a sua pontaria passou sempre ao lado, nem sequer no poste acertou. Quando me referi a que dessem uma alegria a quem fez de tudo para que o Futsal em Cernache não acabasse, não me estava a incluir no tal lote de 4 que é referido.Mas sim que dessem algum motivo de orgulho precisamente a essas pessoas, que tanto deram ao Futsal do clube. Tambem não sou dos tais "abutres" que são mencionados na sua resposta. Se não pertenço aos primeiros é porque nunca me foi pedido ajuda, que eu daria de bom grado e de graça, assim como ja dei durante algum tempo, quer como jogador, de Fut.de 11, quer noutras funções, sempre no campo da Moita Santa, porque nunca me foi pedido que ajudasse no Futsal. A unica ajuda que dou é ir ver os jogos sempre que posso, torcer por voces, pagar a entrada na totalidade, embora seja sócio e possua um outro cartão que me permite entrar em eventos desportivos de graça. Sei que é pouco, mas não sou nenhum mecenas que possa aparecer e investir no clube. É a minha maneira pessoal de ajudar. Portanto , percebo a sua indignação de não saber quem sou, mas é melhor assim, não ando á procura de protagonismo nem de possiveis tachos, que eu sei que actualmete é impossivel. Mas talvez fosse mais lógico, não sei, o clube ter-se rodeado de pessoas que queiram o bem do Cernache, que percebam de Futsal e nao só de curiosos, que podem ser bons rapazes mas nunca deram provas de nada. Ralhar e gritar com os colegas não basta, esta indirecta não é para ti porque tu até és daqueles que quando chamas a atenção tem razão de ser, mas para alguns que cairam na equipa técnica de para-quedas e não percebem patavina do assunto. Se lhes perguntarem o que é uma diagonal, uma paralela, com e sem apoio, quando devem ser feitas, o que é uma cobertura uma ajuda, uma defesa á zona, mista, onde e quando atacar a bola, etc...ficam de boca aberta á espera que voces jogadores ou o Tente deem a resposta. Eu não quero o vosso mal, longe disso. Só quero que se sintam espicaçados e saibam que ha mais alguem de fora que torce por voces.

Um abraço a todos.

Assinado : Um adepto amigo mas indignado.

Sousa8 disse...

Caro adepto, mais uma vez agradeço as palavras, mas não deixo de lhe pedir que um dia destes venha falar comigo, para trocar-mos ideias, visto que parece que lutamos os dois pelo mesmo. Deixe-me só dizer-lhe que, se eu só ajudasse quando me pedissem, então não faria metade do que tenho feito. Não me interessam as guerras internas ou externas, o diz que disse ou que deixou de dizer, interessa-me sim o bem do meu clube e se estamos ambos em acordo sobre este aspecto, então porque não participar?
Abraço amigo

Anónimo disse...

Até pode ser que apareça, nunca se sabe. Mas parece, e pelo que ouço dizer, os tais diz que disse...enfim, já é tarde demais. É triste ouvir dizer que um clube como a UDR de Cernache desiste do Futsal se descer de Divisão. Sei que é dificil, mas é nestas horas que se ve quem consegue descer aos infernos e voltar de novo, de cabeça erguida, como ja o fizeram. Tal como dizes, não é com palavras vâs que se ajuda, ou com a vontade, se não se faz por isso. Não critiquei o que ja deste ao Cernache, tal como muitos outros colegas teus.Há jogos que so de vos ver correr cansa. Outros que dá para dormir...

Por vezes só o querer ajudar não chega. No meu caso actualmente tenho outros compromissos que me impedem de colaborar de maneira diferente, o que gostaria, se tal me fosse sugerido. Quando o podia fazer mais activamente, não me ofereci, não foi com falta de vontade, que havia, ou capacidade que julgo que tenho, mas não o fiz com receio que pudessem dizer que me estava a tentar "colar" a alguem, embora não fosse essa a intenção.

Neste momento é com um certo desgosto,( e talvez tenha sido esse o motivo pelo teor de algumas coisas menos educadas no primeiro post, pelo qual peço desculpas a todos vós, mas precisam de acordar, o campeonato não acabou, sejam orgulhosos.) a classificação, sei que é dificil, que é, e foi durante a competição uma luta desigual, mas nada é impossivel até não podermos sonhar mais. Portanto caro nº 8, não sou nenhum daqueles que mencionou, nem daqueles que ficam ao cantinho de mini nas mãos a vitoriarem-se quando se ganha, mas a "bater" em todos sem excepção quando se perde e falar dos tais "se... se...". Eu sempre que posso vou APOIAR, penso que ainda só perdi 2 jogos, e sento-me nas cadeiras a vibrar, a sofrer, com voces, e como não podia deixar de ser a tirar um pouco do stress acumulado, culpando os árbitros por tudo e por nada , quando alguma coisa não corre bem. Sei que não está correcto mas sempre fui assim e já é tarde para mudar...

Peço desculpas pelos desabafos menos apropriados, mas como disse, sou assimn Não foi com maldade ou com intenção de culpabilizar alguem pelas derrotas, só gostaria de voltar ver o Cernache de alguns anos atrás, o responsável máximo está la, os jogadores não mudaram assim tanto, sei que o César e o Paulo Alves não são faceis de substituir, mas quando jogavam e eram substituidos a equipa mantinha-se a jogar bem, portanto...

Um abraço e até qualquer dia.

Anónimo disse...

Há muito tempo que não ouvia falar assim do futsal do Cernache. Independentemente de tudo o que se disse entre o Sousa e o Adepto, pelo menos senti que esta modalidade, que mostrou ao país o nome da minha terra eonde cultivei tantas amizades para a vida, ainda é tema apaixonante, tal como à 10 anos atrás, quando tudo começou. Bem hajam... os dois!

Anónimo disse...

Bem haja o Senhor, Sr. Presidente que ao longo destes anos proporcionou ao Cernache andar a competir com equipas mais fortes financeiramente e nunca deslutrou a seriedade e humildade de uma terra que se quizesse podia ter uma equipa de Futsal fortissima, se todos remassem para o mesmo lado. A equipa da UDR CERNACHE era quase um ícone de Futsal bem jogado, quer pela qualidade, quer pela garra empregue em qualquer pavilhão que jogasse. Hoje infelizmente isso não acontece, mas como tudo na vida, nada é eterno, mas no Futsal há sempre hipotese de remodelar, sei que provavelmente existe cansaço acumulado de tantos anos e serem sempre os mesmos responsáveis a trabalhar, mas como se costuma dizer : " quem corre por gosto não cansa"... mas eu sei que desgasta... mas por tudo que já fez e por tudo que ainda irá fazer pelo Futsal de Cernache, penso que merece os mais sinceros parabéns e admiração de todos os que realmente gostam deste desporto e que vibram com o clube. Eu adoro Futsal e aprendi ha ja muitos anos a gostar de Cernache. A situação não esta fácil, nada fácil, mas com o grupo unido que ha na equipa é uma pena se não se fizer um sacrificio, para a continuidade da mesma em competição. Pode haver propostas para alguns, dos abutres que agora vão aparecendo, mas na sua maioria os jogadores amam o clube e sei que não vou errar muito se dizer que por si Sr. Presidente, pelo Miguel Tente e pelo Sr. Manuel Palrilha, que são, sem tirar mérito a outras pessoas que ajudam, realmente voces os grandes responsáveis e que tornaram possiveis estes anos de Futsal em Cernache, não se irão importar por estar mais uns anos á frente de um grupo que tudo faz para levar o nome de Cernache a ser conhecido a nivel de Futsal, com desportivismo e educação, embora por vezes nem tudo corra bem.

Tal como já disse, o meu desabafo não era com intenção de deitar ninguem abaixo nem de denegrir a imagem de quem quer que fosse, era uma forma de despertar a equipa e fazer-lhes ver que ha mais pessoas que os apoiam, sofrem, vibram e compreendem, sem ser os familiares que vão ver os jogos. Sei que talvez nao tenha sido a melhor maneira, mas sinceramente aquele jogo MISERÁVEL contra a equipa do CRECOR...

Um abraço a todos, cabeça levantada, orgulhem-se do que ja fizeram pela UDR DE CERNACHE, e há sempre maneira de rectificar uma imagem menos boa...é sempre no jogo seguinte...ou na época seguinte.

Bem hajam todos vós.

Ass.: O TAL ADEPTO

Anónimo disse...

Fico muito feliz, depois de 6 anos como jogador do Cernache, depois de muitas emoções (boas e más) de saber que afinal sempre há adeptos que sofrem pelo clube... mas... Não posso deixar de realçar o atraso nessa manifestação de apoio, nessa tentativa de espicaçar os jogadores... Atraso esse de precisamente... 6 anos! Lamento pelo clube, pela vila que poderia ter ido onde nunca irá, pelas pessoas que realmente fizeram alguma coisa ao longo destes anos de secção. Abraço... vamos lá até lamas tentar oferecer uma vitória a este senhor.

Anónimo disse...

Caro adepto,gostaria de lhe dizer que não cai de paraquedas na equipe técnica do Cernache, foi-me pedido apoio por parte do Tente,e como sou uma pessoa hulmide e gosto de ajudar(que não é o seu caso).Quero apenas informa-lo que não ganho nada no Cernache, antes pelo contrario,gasto dinheiro em gasoleo para ir a todos os treinos.não tenho curso de treinador (como parece ser o seu caso)mas tenho alguns anos de futsal como atleta e aprendi a ser humilde,trabalhador e lutador.Voce não só assiste aos jogos como parece aos treinos para saber essas coisas todas. se não intrevenho mais é porque não quero passar por cima do técnico pricipal(como parece ser o seu caso).que deve passar por cima de tudo e de todos.Se for Homemzinho venha falar comigo pessoalmente talvez me ensine o que é uma diagonal e uma paralela com e sem apoio,(tambem podemos falamos como defender nas várias zonas do campo coberturas com ajuda na terceira linha defensiva,pressing no campo inteiro e outras coisas, que pretenda debater comigo).Não tenha medo de falar pessoalmente comigo.(ass. Montenegro)