A Verdade

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Ouvi por aí dizer que.........( eu vou tentar ser comedido nas palavras) ..... as arbitragens têm tido um comportamento um pouco anti Cernache, porque ficaram aborrecidos com os factos e as verdades que eu descrevi num post anterior. Meus senhores, já dizia a minha avó, as verdades quando não são boas, doiem muito. Aquilo que eu descrevi e comentei é a mais pura das verdades e vou desenvolver e tentar justificar as minhas palavras, não porque o tenha que fazer, mas porque ainda existe gente boa na arbitragem.
Como referi e ao longo destes anos que já tenho de futsal, já fui arbitrado por muitos, muitos desses subiram e bem ao nacinais e alguns são hoje árbitros de topo, tendo mesmo com alguns relações de amizade. Já vi muito bons árbitros a apitar os jogos do distrital mas, em contrapartida os maus continuam a estragar tudo aquilo que o futsal tem de bom.
Eu compreendo que não será fácil para a associação ter um vasto lote de árbitros disponiveis e com isso aumentar a qualidade mas se continuamos neste caminho, em que alguns (atenção que eu digo alguns) até nas regras do jogo se enganam e que levam a arbitragem não com profissionalismo, mas sim como mais uma fonte de rendimentos. Eu sei que não é fácil ser-se árbitro mas será que os clubes, que pagam bem para poder ter uma equipa, cativar muita juventude para a prática desportiva e unir as populações, não merecem um pouco mais de respeito? Já pensaram que ao fim de algum tempo as pessoas podem cansar-se destas coisas menos dignas que se passam dentro de uma quadra e acabarem por desistir com os seus clubes?
Como quem não se sente não é filho de boa gente......... eu senti e por isso é que escrevi o que escrevi e disse o que disse. É minha convicção que a associação deveria ter uma atitude diferente para com a arbitragem para formar melhores árbitros, pois só assim poderemos todos ir para casa com a consciência tranquila.

5 comments:

Anónimo disse...

Ó Sousa, tens magia a jogar e a escrever. Não que sejas poeta como alguns, mas pela forma consciente de denunciar o que está mal, na intenção de que se melhore e se dignifique um desporto que talvez seja encarado por alguns como o futebol dos pobres e por isso não o respeitem. O futsal merece maior decência e respeito dos árbitros e principalmente da AFC que não pune os maus nem premeia os bons, e nem sequer permite os processos disciplinares aos que mentem descaradamente nos seus relatórios, só para salvar a pele. É aquilo que vamos denunciar brevemente, pois não podemos pactuar com a MENTIRA. Aceitamos os erros de arbitragem, mas não aceitamos a desonestidade e a falsidade. É tempo de colocar de lado o medo de represálias e avançar para a denúncia, porque doutro modo será colaborar e coabitar com a mediocridade a que se assiste em cada vez mais jogos.

Bruno Santos disse...

Caro Prsidente UDR Cernache: A época passada o clube do qual faço parte (ARC Espariz) não quis conpactuar com as falsidades de um dos relatórios de um jogo que tinha tudo menos o que se passou nesse jogo... Escrevemos ao presidente da AFC a denunciar todas as falsidades do relatório e a falta de conhecimento das regras de futsal das pessoas que nos arbitraram o jogo e alguém tinha de assinar a carta... Assinei-a eu pois além de treinador sou o responsável pelo Futsal... Com isso "ganhei" um castigo de 4 meses e 340 € de multa... Na carta pediamos para ser ouvidos e tal nunca aconteceu... Foi-me logo colocado um processo disciplinar no qual esperava ser ouvido mas por incrivel que pareça a notificação apenas nos chegou às mãos no dia em que estavamos convocados... Como não podemos estar presentes por causa da tardia convocatória solicitamos nova data... Até hoje estou à espera da resposta... Aliás a resposta veio na semana que antecedeu o inicio do campeonato com o resultado do processo disciplinar... Estava à espera de pouco tempo de suspensão (15 dias a 1 mês) pois penso que o que fizemos não foi grave... pois não estragamos nenhum jogo... não agredimos ninguém... etc.. O castigo veio com 4 meses... enfim solicitei ao conselho de disciplina passados poucos dias para me receberem de modo a perceber o porquê dos 4 meses e ao menos para me conhecerem e apenas recebi a resposta a semana passada... "O Conselho de Disciplina não recebe ninguém"... Fiquei triste e desiludido... com tudo isto mas tive que dar a volta por cima porque gosto muito de Futsal... Mas penso que tudo isto só se muda se se criar uma espécie de Associação de Clubes... onde os representantes de clubes debatam todos os aspectos negativos e apresentem alternativas à AFC para mudar tudo o que está mal... E está muita coisa... Se a AFC vive dos clubes têm que ser os clubes a impor as regras a não meia dúzia de pessoas que secalhar nunca jogaram futebol nem futsal... Sei que são os clubes que elegem os orgãos da AFC mas como todos sabemos os pequenos clubes nos quais estão incluidos os de Futsal têm poucos votos e pouca força... Se nos unir-mos poderemos conseguir um Futsal melhor no distrito.

O Adivinho disse...

Amigo Bruno, talvez o seu castigo sirva para alguma coisa. Normalmente quem está a mais (Se calhar pode não ser a AFC mas sim os seus órgãos, especialmente o CD) resolve as coisas pela repressão, isto serve para a política como serve para o desporto. A sua ideia de uma Associação de Clubes, é tão boia que hoje mesmo começa a votação!

Anónimo disse...

Olá a todos que por aqui passam, não dispense a visita ao forum de futebol da Região Centro, ainda é novo mas com a ajuda de todos podemos centrar todas as opiões sobre futebol.
http://csdcribeirafrades.no.sapo.pt/Forum1.html

O Adivinho disse...

CARO BRUNO, POSSO UTILIZAR O SEU COMENTÁRIO NO MEU BLOG?