8 perguntas a: Ricardo Ferreira Santos

segunda-feira, setembro 18, 2006













1- Planeias no futuro trabalhar fora de Coimbra? Se sim, planeias continuar ligado ao futsal do nosso distrito?
RS -Todos têm a ambição de fazer mais e melhor e, muito possivelmente, fora de Coimbra teria outras perspectivas de evolução. Ainda assim, sei que estou no maior jornal da região, quanto ao futuro só mesmo Deus o dirá. Quanto à segunda metade da questão, vou tentar manter o Jornal Futsal durante alguns anos, mas se as colaborações não surgirem nada é garantido. É triste ouvir muitas vezes que o Jornal Futsal só fala das equipas do nacional e depois, quando peço para fazerem artigos das equipas da distrital ou “abro vagas” para colaboradores, ninguém aparece…

2- Quem são os teus maiores amigos no futsal conimbricense? Jogadores e treinadores.
RS-Felizmente tenho muito amigos e ainda mais conhecidos. Prefiro não divulgar nomes, sob pena de me esquecer de alguém, mas é óptimo poder conviver com tantas pessoas.

3- Quem são para ti as equipas que melhoraram mais nos últimos tempos no nosso distrito?
RS-Julgo que a Académica tem sido o expoente máximo da modalidade na região, até porque ninguém chegou à 2.ª divisão nos últimos tempos e por lá ficou. Depois à equipas que gosto, como o caso do Cernache e do S. João que têm grande hipótese de fazer bons campeonatos. Na Divisão de Honra é complicado fazer uma avaliação mais exacta, uma vez que os planteis mudam com alguma frequência. Ao longo da época ver-se-á quem melhorou da última época para agora.
Por exemplo, a Granja do Ulmeiro passou pela 1ª distrital e agora está de pedra e cal na Honra. O Vila Verde e o U. Alhadense têm sido regulares e há o Vilaverdense que tem sempre uma grande vantagem: um óptimo treinador.

4- Toda a gente sabe que tens um carinho especial pelo Santa Clara. Como vês o Santa Clara agora e no futuro? Tem estrutura e pessoas para voltar a levar o clube de volta aos nacionais?
RS- A realidade do futsal nacional é bem diferente agora, por isso é que equipas como o Santa Clara, Chelo, Real da Conchada ou Lagonense caíram. O Santa Clara tem uma equipa jovem e uma estrutura técnica jovem pelo que é possível que regressem à Honra. Não digo no fim desta época, mas num futuro próximo e aí se conseguirem fixar.

5- Se há alguém que se importa com o futsal distrital, és tu. Sentes que te dão o devido valor? Qual é a sensação de por vezes seres esquecido por aqueles que ajudaste a crescer?
RS- Sinceramente, faço o que faço por gosto. Não estou propriamente interessado em reconhecimentos, mas claro que todos gostam de ver o seu trabalho valorizado. Pelo que, eu não fujo à regra. Se quem eu amo me der o devido valor, já sou feliz assim. Não sei se já ajudei alguém a “crescer” na modalidade. Normalmente, os amigos que tenho ganho ficam para sempre.

6- Como é ser considerado o “pai” das weblogs de futsal distrital, pois, se bem me lembro, antes do Jornal Futsal não havia outra na região...
RS- Isso de ser “pai” faz-me sentir mais “velho”. Não sei, sinceramente, se havia alguma blog de futsal na região antes da minha. A futsal0304 foi a primeira e seguiu-se o Jornal Futsal. Se foi a primeira, teve um bom impacto, tanto que já apareceram bastantes desde então, ainda que mais centradas em clubes ou jogadores. Tenho orgulho no Jornal Futsal e no trabalho que tenho feito, pois ninguém me pode acusar de não dar o máximo. Agora, todos têm de compreender que os jornais estabelecem prioridades e eu tenho de as seguir, pelo que não posso ir a todo o lado…

7- A AFC promove o futsal em Coimbra ou limita-se a regulamentá-lo? Que melhorou na AFC nos últimos anos? Porque é que o curso de treinadores é muito mais caro que noutros distritos? Porque é ministrado às horas que é, e de uma forma tão intensiva que não permite aos alunos evoluir ao longo do curso.
RS- Julgo que há muitas pessoas na AFC e poucas em prol do futsal, mas há que referir que algumas demonstram força de vontade, podem é não ter a força necessária.
- O facto de haver campeonatos em todos os escalões (falta a formação feminina) é muito bom para a região
- custos e horas de cursos? Perguntem à AFC

8- PARA QUANDO UMA ENTREVISTA COM OS RESPONSÁVEIS DA AFC? ...com estas e muitas outras perguntas que todos nós nos fazemos!!
RS- Quem sabe???


Um grande abraço e muito obrigado Ricardo.

8 comments:

Anónimo disse...

Ficas a dever a entervista!! Seria um furo jornalístico. Acho!!

Anónimo disse...

Acho que querias dizer a Intervista. Mas não te chateies mais com isso que não vale a pena. Grande Ricardo, continua com esse empenho, e desejo-te o melhor no futuro!

Tomé disse...

Ainda eu andava a ver como se jogava futsal e ja tu eras o capitão e dos melhores jogadores do Santa-Clara.
Mas continuas em grande nível nas tuas novas funções.
Sempre senti uma grande amizade da tua parte queria-te agradecer por isso.
Um grande abraço Ricardo!

Anónimo disse...

O que um gajo faz só pra ter a foto no jornal...

Anónimo disse...

Há pessoas "execráveis" que só buscam protagonismo...tudo por uma foto...:D

Anónimo disse...

Obrigado Tomé.
Sempre nos demos bem e por isso desejo que tenhas a maior sorte do mundo a nível pessoal, profissional e, claro, no futsal.
Obrigado pelo comentário.
Abraço amigo

Anónimo disse...

RICARDO continua como és,e tenta valorizar-te cada vez mais, penso que estás no caminho certo.Admiro-te por tudo o que fazes admiro-te pela dedicação e o empenho que poes nos teus trabalhos.Muito mais teria para te dizer mereces tudo e que DEUS te de muita saude para continuares a desembolver o que mais desejas na tua vida porque pessoas como tu merecem tudo, um GRANDE ABRAÇO deste teu amigo que te estima e te deseja muitas felecidades do MANUEL PALRILHA.

Anónimo disse...

RICARDO continua como és,e tenta valorizar-te cada vez mais, penso que estás no caminho certo.Admiro-te por tudo o que fazes admiro-te pela dedicação e o empenho que poes nos teus trabalhos.Muito mais teria para te dizer mereces tudo e que DEUS te de muita saude para continuares a desembolver o que mais desejas na tua vida porque pessoas como tu merecem tudo, um GRANDE ABRAÇO deste teu amigo que te estima e te deseja muitas felecidades do MANUEL PALRILHA.